Você, santa-mariense, conhece Feijão e Amendoim? Uma ressalva: o assunto não é sobre nutrição tampouco sobre o nome de uma nova dupla sertaneja. O papo aqui é sobre dois simpáticos vira-latas que ganharam esse nome de moradores do Parque Itaimbé e se tornaram cães comunitários. Hoje eles são o xodó da vizinhança e de muitos frequentadores do parque. Posam para fotos, têm vários amigos (humanos e caninos) e, há mais de um ano, são parte da rotina da região.
A história é mais ou menos a seguinte: primeiro apareceu Amendoim, em junho do ano passado. Peludo, porte médio e com a maior parte da pelagem na cor caramelo, o que justificou, segundo suas tutoras, o nome. Poucos dias depois, outro cão, com as mesmas características, porém, com predomínio da cor preta, apareceu e passou a ser chamado de Feijão. O pessoal acredita que eles sejam irmãos, pois além da semelhança física têm uma ótima sintonia.
Novo restaurante de Santa Maria homenageia cão comunitário e adota seu nome
Famintos, um tanto acoados, mas sempre dóceis, os bichinhos sensibilizaram, em um primeiro momento, duas moradoras da Avenida Itaimbé: a publicitária Graziela de Freitas, 54 anos, e a comerciária Jeanice Isabel Volkweis, 51 anos.
- Agora eles são os reis do pedaço e meio RPs (Relações Públicas), queridos por todo mundo. É impressionante o olhar deles. Eles nos olham com paixão, com agradecimento - relata Graziela.
Rede de amigos
Com o tempo, uma rede de apoio de amigos se formou. Eles criaram um grupo no WhatsApp e lá trocam informações, sugestões e se ajudam o tempo todo. Isso assegura que se mantenham saudáveis. Os dois estão castrados, vermifugados, vacinados e, sempre, bem alimentados. Até demais, pois foi preciso fazer uma dieta de tão gordinhos que estavam. Nas casinhas de madeira que estão instaladas no parque e foram compradas especialmente para eles, havia um bilhete informativo: "Não alimentar os cães, pois estão de dieta".
A proprietária de um petshop, Marisa Bolzan Righes, é uma das voluntárias da história e também passou a ser uma das amigas. Uma vez por mês, ela é que dá banho na duplinha e garante que eles fiquem cheirosinhos e bem escovados.
Logo que apareceram, essa convivência não foi tão pacífica e alguns moradores hostilizaram a dupla. Já foram vistos chutados e tiveram suas caminhas e pratinhos jogados dentro do contêiner. Hoje, isso não acontece mais. Sem culpa e muito à vontade, quando não estão brincando na grama, adoram permanecer deitados nas escadas de um prédio ou mesmo no meio da calçada, ignorando que alguém precisa passar por ali.
VÍDEO: conheça Preta, a cadela mascote do Samu
Preguiçoso, quando ninguém consegue convencer Amendoim de sair debaixo de um carro ou dar uma caminhada, Leandro Felipe da Silva, 10 anos, que se intitula o melhor amigo do cão, parece ter o segredo para conquistá-lo. Troca uns carinhos, conversa e lá vai Amendoim correndo atrás do menino.
- Eles são muito legais. O Amendoim é meu melhor amigo e já foi até me levar no colégio. Às vezes, ele acompanha minha mãe na farmácia e no mercado e fica esperando até a hora dela sair - conta Leandro.
- Eles enchem nosso coração - resume Jeanice.
Dupla jornada
Feijão é mimado em dose dupla. Tem como "endereço oficial" o Parque Itaimbé e posa todas as noites na casa de Graziela. Mas, assim que acorda, nas primeiras horas da manhã, tem um itinerário certo: sai da Avenida Itaimbé, sobe toda a Rua Pinheiro Machado e vira à esquerda, na Rua do Acampamento, até chegar na loja de roupas do seu Hussan Elayyan. Lá, passa o dia esparramado no chão do estabelecimento, onde também tem ração e toda a atenção só para ele:
- Deus o livre, o dia que ele não vem. Atrasa umas duas ou três horas, a gente já liga para saber o que houve.
Quando a noite chega, depois de dar uma corrida, já que o cão está bem acima do peso, o comerciante incansavelmente o leva para casa.
- Sabe quando um pai vai levar um amiguinho para posar na casa do outro? É assim com Feijão todos os dias - brinca Graziela.
O PROJETO
O Meu Pet é Pop é uma seção do Diário de Santa Maria idealizada em 2014. Desde a sua concepção, já apresentou a história de diversos animais, entre eles a Gisele, a famosa cadela da UFSM, a Gorda do Calçadão e o cão comunitário Valentin, conhecido por ganhar uma casinha intitulada "Minha Casa, Minha Vida". Se você conhece algum animal popular na sua rua ou bairro, conte para nós pelo email leitor@diariosm.com.br. Seu bichinho, seja ele gato, cão, tartaruga ou qualquer que seja a espécie, pode se tornar ainda mais pop.